PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASELVA
FECHAR

FEVEREIRO ROXO/LARANJA 2019

Destaques sobre Alzheimer, fibromialgia, lúpus e conscientiza sobre a leucemia.

Créditos: Fonte: Nucleomed Medicina Nuclear

ROXO E LARANJA SÃO AS CORES DAS CAMPANHAS DE SAÚDE EM FEVEREIRO
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. A tríade, composta por duas doenças autoimunes e uma degenerativa tem grande relevância, principalmente por serem ‘doenças silenciosas’ e de progressão gradual.

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

Fatores de risco para o Lúpus são o excesso de exposição aos raios ultravioletas, além do uso de anticoncepcionais e histórico familiar positivo para a doença.

Alguns dos sintomas do Lúpus são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas (em especial no rosto, pescoço, peito e cotovelos) e feridas na boca.

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

Não menos importante, o Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, no Brasil são mais de 1 milhão de casos, sendo a maior parte deles sem diagnóstico.

Laranja Contra a Leucemia

Fevereiro também é marcado como o mês de combate à leucemia, tipo de câncer maligno que atinge a medula óssea. A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença, cuja estimativa do Instituto Nacional de Câncer é de mais de 10 mil novos casos.


Compartilhe: